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18.2.2014
Instituto C&A abre edital do Concurso Escola de Leitores
Escolas e CMEIs da rede municipal de Natal podem inscrever os seus projetos

As escolas das redes municipais de ensino de São Paulo, Rio de Janeiro e Natal podem se inscrever, até 2 de abril, para a terceira edição do concurso Escola de Leitores do Instituto C&A. A iniciativa contempla projetos voltados para a leitura literária nas escolas públicas e visa aproximar os alunos do universo da literatura. Para participar, as escolas devem se inscrever pelo site www.institutocea.org.br.
 
O concurso é realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e vai selecionar 19 escolas municipais, das quais sete em São Paulo, sete no Rio de Janeiro e cinco em Natal. Quem for contemplado receberá, além de aporte financeiro, apoio técnico de organizações locais para formação de professores e implementação da proposta, entre setembro de 2014 e novembro de 2015. E mais: dois representantes de cada escola irão a um intercâmbio na Colômbia, País que possui experiências inovadoras em promoção da leitura.

Em cada município participante, o concurso contará com o trabalho de uma organização que atuará na formação e no acompanhamento técnico das escolas selecionadas. As organizações formadoras são o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), em Natal; a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), no Rio de Janeiro; e o Centro de Estudos A Cor da Letra, em São Paulo.

O processo de seleção é dividido em três etapas: triagem inicial, avaliação técnica e visitas técnicas. O resultado será divulgado na segunda quinzena de julho, nos sites do Instituto C&A e das Secretarias Municipais de Educação.

O objetivo do concurso, que é parte do programa Prazer em Ler do Instituto C&A, é mobilizar comunidades escolares para implementação e aprimoramento de projetos e políticas de formação de leitores de literatura, em redes municipais de ensino. Assim como o programa, o concurso abrange quatro eixos de trabalho que devem ser contemplados na iniciativa: espaço, acervo, mediação e gestão compartilhada.

  
Sobre o programa Prazer em Ler

O programa Prazer em Ler, criado em 2006, tem por objetivo contribuir para a efetivação do direito à leitura, por meio da formação de leitores, da formulação e do aperfeiçoamento de políticas públicas. Suas principais frentes de trabalho são o apoio ao desenvolvimento de polos de leitura, a promoção da leitura literária em escolas públicas por meio do concurso Escola de Leitores e o fomento a ações de disseminação da importância da leitura. O programa apoia o desenvolvimento de projetos de leitura em ONGs, escolas, bibliotecas e outros espaços institucionais. Também dissemina a importância da leitura na sociedade em geral e se articula com os diferentes agentes que atuam ou possam atuar na promoção da leitura.


Sobre o Instituto C&A

O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da C&A. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A atua, por meio de alianças e do fortalecimento das organizações sociais.

Organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura; Desenvolvimento Institucional e Comunitário; e Mobilização Social. Os programas desenvolvidos são Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado.

Desde sua fundação, o Instituto C&A já investiu mais de US$ 103 milhões em 1,75 mil projetos sociais em mais de cem cidades, com a participação de aproximadamente 1 milhão de pessoas, especialmente crianças, adolescentes e educadores.


Fonte: Assessoria de Imprensa do Instituto C&A




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